domingo, 7 de novembro de 2010

Les Demoiselles de Rochefort

            Acho incrível a mentalidade francesa para formação de publico para o cinema. Tem varias coisas que não gosto nos franceses, que não cabe agora explicar, porque acabei de ver uma super sessão, simplesmente genial na Cinémathèque Française.
           Acabei de ver Les Demoiselles de Rochefort, de Jacques Demy, de 1966, copia recuperada por sua mulher Agnès Varda em 1996. Era uma sessão chamada Jeune Public, tipo uma matinê, voltada para crianças.
           Antes da sessão tinha uma mulher da cinémathèque explicando como o filme foi feito, quem era o diretor e o porquê das cores do filme e Cia. Ela perguntou para as crianças se elas já tinham visto algum filme do Jacques Demy, e o impressionante, era que varias levantaram suas mãozinhas e disseram o nome de alguns filmes, como Les Parapluies de Charbourg (Os Guarda-Chuvas do Amor) – que eu ainda não cheguei a ver.
          Ela explicou também que Jacques Demy usou a cidade como locação e que era difícil fazer um musical sem ser num estúdio, porque é complicado fazer os movimentos de câmera, e que ele queria pintar a ponte da cidade de rosa, mas que o dinheiro não era o suficiente. Enfim, o filme é ótimo! Eu tive que acordar o Zaga, quando o Gene Kelly apareceu. Alias, o elenco é genial: Catherine Deneuve, Gene Kelly e George Chakiris (o irmão da Maria em Amor, Sublime Amor).
          O filme me fez lembrar do Jocimar e como ele gostaria de estar lá, nessa sessão. Sua paixão pelo cinema me encanta. Saudades das soci's e do nosso cineclube bobolhando, cuja única sessão na Casa Rosa, foi um filme godardiano, Acossado (A bout de souffle), nem lembro mais quem ficou com o dvd piratex.
          Depois do filme, tinha um grupo cubano tocando no Café Le 51, da cinémathèque, animando a soirée francesa num domingo chuvoso e frio. Quase todas as folhas das árvores estão no chão. Quero nem ver o inverno chegar. Estou combinando com a Paula de passar o ano novo em Praga, no leste europeu frio!!! 

          Sei lá, mil coisas!

10 comentários:


  1. Qtas saudades.....
    D'us, como dói!
    Ainda bem q estás aproveitando.
    bsos

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo que vão passar em Praga! Acho muito bom que vocês estão sabendo aproveitar ao máximo as possibilidades da estadia europeia. Beijos e saudades

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, tbm tenho saudades!

    E obrigada, Ju!!!

    E pode deixar, to tentando aproveitchar ao maximo msm!!!

    ResponderExcluir
  4. ai, tô louca pra ver a deneuvão! o Parapluies eu já tinha visto qse todo, mas foi numa daquelas aulas q começavam as 9h, dai né...
    praga?! que mara! aliás, já foram qntos no carmen sandiego game até agora? frança, inglaterra, alemanha, itália, holanda, marrocos (?)...

    ResponderExcluir
  5. mas falta espanha, portugal, belgica, suiça, russia, grécia e algumas outras cidades da italia, alemanha e inglaterra!!!

    ResponderExcluir
  6. descobri, o Anônimo é a minha mãe!! Tbm to com saudadesss!!

    ResponderExcluir
  7. Fico muito feliz em saber que vc fez o blog. Adorei ler suas experiências. Muito bom o modo como vc se referiu ao Joci.
    Mtas saudades de vc. No outro dia, passamos perto da sua casa e o Will falou que estávamos no seu posto de gasolina...uhuhuhuahuhu
    Bjs e que vc aproveite muito!
    Dani Diva

    ResponderExcluir
  8. Sei lá, mil folhas:

    http://www.zazabistro.com.br/blog/tag/mil-folhas-de-nutella/

    ResponderExcluir
  9. Ai Júnia!!!!
    Que saudades!!!
    Muito obrigado por se lembrar de mim!!
    Quase chorei aqui, sério...
    Adoraria estar na sessão contigo!!!
    Tenho que ver esse filme, vou ver se assisto logo e vou lembrar de vocÊ!
    Aproveita bastante, júnia!!!
    Estaremos te acompanhando por aqui a partir de agora!

    beijao!

    ResponderExcluir