terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Premier première

            Premier post de l'année. Primeiro post do ano. De primeira, desejo a todos um bom ano. É assim que os franceses dizem: Bonne Année. Nem ótimo, nem médio, apenas bom. Nem desejar um Feliz Ano Novo eles fazem... bando de gente triste. A maioria pelo menos. No inverno, é um eterno velório, todos de preto, todos entretidos consigo mesmo no metro. Talvez esteja pegando pesado com os franceses, mas foram eles que começaram. 
            O transporte público funciona, a comida não é tão ruim (não tem como massa folhada ser ruim), mas as pessoas são bizarramente frias e pouco receptivas. Mas é a França. C'est la vie! C'est la France! C'est normal! Conheço 5 franceses legais! (Aurélie, você não é assim! É exceção!) Eles não dão oportunidade para conhecer novas pessoas. Eles são racistas, conservadores, retrógrados e arrogantes, os que votaram no Sarkozy, claro. O presidente que fala: Casse-toi alors, pauvre con! (Vai te catar então!). Segundo a Paula, as pessoas são mais educadas que na Espanha. Eu acho que o Bonjour deles é automático, força do hábito. Às vezes, eu fico no vácuo, acontece.
            Uma coisa da França e um dos motivos de eu estar aqui: o cinema. Não era première, aliás o filme já está há um tempo em cartaz, Fui ver Potiche (Dona de casa francesa), do François Ozon, e achei ótimo. A França é legal, mas às vezes cansa um pouco. Não nasci para engolir sapo cotidianamente. Eles não engole sapo, porque eles comem de verdade em algumas refeições requintadas, e porque eles sabem responder grosseiramente uns aos outros. Eu não consigo ser assim. Então, eu só digo obrigada pela atenção e tchau.
            Nesses dias em que uma infecção bacteriana tcheca me pegou eu revi : Glee 2a temporada! Adoro! Outra coisa legal da França, se você paga o seguro social, que é em torno de 30 euros por ano, você tem direito de quebrar as coisas dos outros e fazer com o que o governo te ajude no conserto. Claro, tem aquela burocracia (uma outra história que contarei mais tarde). Mas na França, nada é simples como um bom dia, expressão que eles usam aqui. (Simple comme bonjour!)
          Eu quero praia! Fica aí um desejo perdido na rede virtual desse louco mundo, um dia pertencente e exclusivo à Microsoft. 


          Sei lá, mil franceses!


           

4 comentários:

  1. Aproveita bastante junia!

    Daqui a pouco você volta pro nosso país, pra essa gente receptiva e feliz, que mesmo na merda, diz que ama o Brasil!

    ResponderExcluir
  2. isso mesmo, aproveita! vai que você acha mais fanceses que nem a Aurelie :) sério, aproveita pq quando você menos esperar ja vai ta voltando pro calor de 40º daqui.
    ps: vou ver se assisto o Potiche. ainda não consegui ver o outro da Deneuve :(

    ResponderExcluir
  3. Juniaa!! ahahuhuahua que texto divertido! Adorei!
    Te adoro muito! Aproveita as coisas boas, e manda os franceses irem à la merd!!!

    ResponderExcluir
  4. Ma chérie

    Nao fique chateada assim minha querida aproveita dos bons lados do meu pais, nao deixa ninguem, nem se fosse um povo inteiro com exceçao dos 5 franceses! Voce e uma mulher forte, inteligente e em qualquer lugar do mundo da para ser feliz, estou tentando me convencer disso entao me ajude please! Me emocionou esse post, sei o aue esta sentindo... Mas se tem uma Aurélie e mais 4 outros franceses na sua vida, entao fiaue sorrindo (tb a Alex gosta muito de voce e seu sorriso)

    Beijos minha querida e Carpem diem cause life isn t a reharsal

    LiLy xxx

    ResponderExcluir