terça-feira, 18 de janeiro de 2011

França sino-americana

            Lembro de ter escutado muito antes de vir pra cá que a França é um daqueles países que preserva sua cultura intacta e que pouca influencia recebe. Mentira! Não existe país assim. Eles usam mais palavras em inglês do que eles possam imaginar. Eles só dizem com sotaque peculiar deles para falar inglês. Verdade: a maioria deles não falam inglês. No Brasil também, mas a gente tem mais paciência e boa vontade para tentar entender o gringo, ou para dar informação, mesmo que errada (o carioca que o diga).

            Aqui há muitos imigrantes e estrangeiros turistas, todos atraídos por esse país. Seja pela francofonia, seja pela Champs-Élysées. Paris é uma cidade cosmopolita, queira os franceses ou não. É cheio de gente estranha e esquisitamente normal, não chega ser uma Londres. É decadente, muito balzaquiana. Mas linda na sua miscigenação involuntária. Os prédios também tem sua beleza, da arte gótica encrustrada na Notre Dame à bauhaus evidente do Centre Pompidous.

            Além disso, aqui tudo é feito na China. Tenho lá minhas dúvidas quanto aos queijos e vinhos. Talvez eles produzam secretamente e reembalam aqui dizendo ser francês. Vai saber?! Talvez Champagne nem seja uma região francesa, e sim chinesa. Prefiro o proseco brasileiro. Mentirinha. O vinho "francês" é bom sim e custa uns 6 reais a garrafa.
            Por falar em chinês, aqui tem um monte também. Mas aqui eles não abriram pastelaria, uma pena. Eles abriram loja de roupa, sapatos e acessórios femininos prêt-à-emporter. Eles abriram restaurantes à volonté, em que você requenta no microondas. E um tipo de self service que não é você quem serve, mas sim a chinesa atrás do balcão, com preço à kilo. E alguns supermecados também que vendem comida asiática e exótica no geral. Compro meu furikake num desses, localizado no bairro árabe, Guillotière - Gabriel Péri - anuncia a moça do metrô: connection tramway 1 direction IUT Fessyne-La Doua, ou Montrochet. 


            Pequenas vacances agora, as aulas recomeçam dia 31 de janeiro. Mas aproveito o momento para enviar CV e Lettres de Motivation para empresas audiovisuais da região. Aqui pertinho tem um estudio de cinema. Studio Lumière fica em Villeurbanne. É onde eles fazem isso : isso! Vamos ver no que dá! Enquanto isso vejo BBB11 pela internet e revejo Malcom in the middle.

             Sei lá, mil chineses! Opa, um bilhão de chineses ou mais!

.

Um comentário: