sábado, 20 de julho de 2013

Berlin, du bist wunderbar!

        Não sei se é porque é verão ou se tenho sorte mesmo, mas tenho encontrado e conhecido pessoas legais na capital alemã. Tive sorte também de cair numa república de alemães (Obrigada, Stéphanie!) então tento entender o que estão falando. Mesmo sendo muito difícil a língua, mas acho que com o tempo vou me acostumando e entendo mais e mais. Também já cometi algumas gafes, como comprar cerveja "errada", Becks, meu flatemate Titus que não era para fazer isso hehehe. Da outra vez que estive em Berlin, em 2011, eu super tomei várias Becks, mas aparentemente estava errada. Fico com a Berliner e com Franziskaner que é mais fácil hehehe. No final das contas, são todas boas, pelo menos para mim.
        No curso, a professora é muito boa e estimula a gente a procurar mais vocabulários. Na língua alemã, você junta três palavras e forma uma nova e daí é só fazer tipo "anagramas" com as palavras e procurando o sentido de tudo isso. Tô num nível em que consigo jogar conversa fora sobre o cotidiano, mas quando me perguntam sobre o Brasil ou Rio, do que anda acontecendo ultimamente fica complicado de explicar, ainda bem que a maioria fala inglês. Até fui ver um filme alemão sem legendas, no Cine OpenAir, Das Leben ist nichts für feiglinge (Avida não é para os covardes), mas tive uma ajuda amiga que me traduzia algumas partes em inglês.
         Por enquanto é isso... depois dedico um post para a República Alemã, parecido com a da Francesa, só que com menos gente.

         Sei lá, mil lugares para se conhecer em Berlin!
.

2 comentários:

  1. Don`t do this ("falar mal do Mehdi"). Ele, com certeza,foi mto importante na sua 1a estadia exterior.Beijo em seu coração e... pegue leve nos "spiritis".

    ResponderExcluir