segunda-feira, 25 de abril de 2011

Flamengo ou flamenco?

              Tipo o time de futebol ou tipo a dança espanhola ou flamingo tipo o pássaro? Falei pra Aurélie que a língua que os belgas falavam era tipo o time hahaha porque em francês me parece que é tipo o bicho, flamand - língua e flamant - bicho, mas como a última consoante não se pronuncia, fica igual mermo. Tiramos a dúvida com um brasileiro que a gente conheceu no albergue 2GO4, em Bruxelas. 
              O Fábio nos disse com certeza que era tipo a dança espanhola. Então, acreditamos. E era verdade. Fora a língua tipo a dança, os belgas também tem francofônicos, alemanfônicos, holandofônicos e uns anglofônicos e até uns hispanofônicos. O que a gente viu de turista mexicano, espanhol e argentino... não estava no gibi. 


              Por falar em gibi, o país foi berçocriador do Tintim (que eu cismei que era Rin-tin-tin, mas pelo visto, era um pastor alemão estadunidense muito corajoso). As aventuras do outro Tintim era mais no papel. Em forma de história em quadrinhos ou desenho animado, o Tintim tem o lulu como acompanhante na tentativa de desvendar todos os mistérios e os crimes que os circundam. Acho que a função do Rin-tin-tin era parecida só que num cenário mais faroeste.


                Eu brincando de representatividade das imagens na minha mente sei lá, mil coisas!, a gente foi ao museu Magritte, o cara que estudou sobre isso, como aquilo que vemos numa obra de arte realista não é necessáriamente a realidade, enfim!
                O Sol também deu as caras nas europis nas últimas duas semanas. Fazia um tempo que não chovia na França, péssimo pra agricultura e tudo mais. Ouvi dizer que choveu em Lyon enquanto estávamos em Bruxelas. Eu e Aurélie demos sorte lá. O ruim do calor é que cansa mais rápido, e a gente não badalou muito à noite, porque de dia andávamos muito. 
                 Fizemos muito turismo de turista, juntos dos chineses (always) e dos espanhóis. Conhecemos a Grand Place. Aquela praça central que toda cidade tem, a de Bruxelas é muito legal, parece que você entra no passado medieval. Passamos a mão numa relíquia histórica dentro dessa praça pra nos dar sorte, mas não sabemos o que era e se dava sorte. Parece que sim, pois depois disso, achei 20 francos suíços no chão e voltamos de graça do aeroporto pra casa. 
                  Fizemos compras em brechós e num mercado de pulgas. Aurélie comprou até um vinil das Escolas de Samba do Rio de Janeiro do carnaval de 1987 e por um euro (R$2,30). Visitamos o menino que mija (Manekken Pis) três vezes. Tomamos cerveja no Delirium Tremens. Comemos gauffres belgas, um tipo de waffle com frutas e/ou chantilly e/ou sorvete, ou seja, não tem como ser ruim. E voilá, um feriado maneiro com final feliz: no aeroporto, consegui um preço bom do copo Kwak que vinha com mais 4 garrafas de kwak. Ainda não experimentei, não espero que a cerveja seja boa, só apenas espero que faça kwak!


                  Sei lá, mil viagens!
.



3 comentários:

  1. ain, invejinha dessas suas viagens na Euro-pán!
    Tintim (o não-cachorro) vai virar filme... e do peter jackson, acho. e sosseguem com essas baladas aí suas badaladeiras! beijo

    ResponderExcluir
  2. Manequinho belga!
    Isso, do Spielberg também, o filme do Tintim.
    Gostava de ver Tintim, acho que sou velha.
    beijos kwaks

    ResponderExcluir
  3. Oieeeeeeeeee, eu tinha esquecido do seu blogg.... ainda bem q vc mandou por emaill =)) ... vou dar uma olhada por onde vc anda., heehheaheha.... bjssssssssssss, saudadessssssssssss

    ResponderExcluir