quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Burocracia, a história

            Realmente é uma longa história ter que encarar a Burocracia. Já é aquela história tê-la no Brasil, mas na França onde ela foi criada é mais tensa, mais adrenalina, mais vontade de mandar todo mundo à la merde, como diz Anita. 


            Em Paris, existe o Musée de la Bureaucratie, muito legal. Mas antes de ir lá tem que achá-lo primeiro. Esse museu fica na Rue des Perdus, no XXI˚ arrondissement. Tem que comprar a entrada pela internet ou nas lojas Fnac. Feito isso, tem que voltar e tentar achar esse museu no Google. Se não encontrar, tentar pedir informação em francês gaulês antigo. Caso não fale a língua, arranjar alguém que fale. 
            Quando encontrar o museu, vai ver uma fila enorme. Mas não precisa se assustar. Todos os museus parisienses são assim. Provalvemente você vai ficar na fila errada. Pas de souci (sem problema)! Só entrar em outra. Depois de passar por três filas aparentemente corretas, vai ter que passar por detector de metais - tem muita coisa valiosa no Museu da Burocracia. 
            No séc V e pouquinho, Carlos Magno após ter pedido para Igreja para colocar o marco da cidade de Paris em frente à Catedral Notre Dame, esta que ainda nem tinha sido construída. Teve um trabalhão para finalmente conseguir o que queria, decidiu que se o próprio Rei, do que viria a ser França um dia, tem que passar por tal coisa (não existia nome para isso), todos assim deveriam também e de uma maneira que sofressem mais. Foi decretado, assim, que essa "coisa" seria lei, e que reinventariam o modo como faziam nos tempos do César : Museu da Burocracia (video institucional). 
             Já no séc XVII, Louis XIV decidiu que ele era o Estado (l'État c'est moi ou quelque chose comme ça!) e que queria todo o poder (cracia, do grego antigo) de seu escritório (bureau, do francês gaulês). Daí, o termo bureaucratie ou a famigerada burocracia para os brasileiros. Tem até um quadro em tinta à óleo de Dom João VI, pintado por Debret, expulsando as pessoas de suas mansões para que pudesse ficar com elas. Em um ato burocrático, mas bem mais rápido e eficaz que de costume.
              Vale a pena conferir! De verdade! Quanto à burocracia?! Je m'en fiche d'elle (tá errado, mas queria ser enfática, significa "tô nem aí pra ela")!!!


               Sei lá, mil bureaux et mil craties!!!


.

3 comentários:

  1. Júnia is on fire!!! Bendita burocracia francesa!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente sensacional o texto. Essa menina leva jeito! Só faltou carimbar e despachar! - rs

    ResponderExcluir
  3. Burocracia brasileira tbm é um saco, mas descobri da onde ela veio!!! hehehe

    ResponderExcluir